segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Exú Mirim

Maria das Rosas, como era conhecida, trabalhou muito tempo na rua, vendia quitutes pela manhã e a noite era dançaria, onde encantava os homens com suas danças sexuais. Em uma noite estrelada, chegou a casa onde ela trabalhava, um coronel poderoso da cidade, que se apaixonou por ela. Nessa paixão, ele mesmo sendo casado, montou uma casa para ela, mas o destino acabou levando o coronel à morte, em uma tocaia, porém Maria das Rosas, estava grávida de dois meses. A mulher do coronel, ficou sabendo do assunto, e foi atrás de Maria, que teve que fugir da pequena cidade, mas como era poderosa, a esposa traída, mandou perseguir Maria das Rosas. Perto de completar nove meses de gestação, os capangas conseguiram achar Maria, abusaram, violentaram e a jogaram, quase morta, perto da fonte da praça, foi achada pelo um jovem soldado, que fez o parto, já nos últimos suspiros de vida, ela disse ao jovem que o menino chamaria João das Cruzes. João foi levado para o orfanato da cidade, e a mulher do coronel, o adotou, e o jogou nas mãos dos empregados da casa, pois como ela dizia ele era o “bastardinho, filho de um ventre podre”, e assim foi criado, entre maus tratos e muita violência, com sete anos, ele foge, e aprende na vida a se virar, roubando, e sendo menino de recado. João sempre roubava a igreja, e o sumiço da coleta, intrigava a policia da religião, o padre não sabia mais o que fazer. Em um domingo de sol, após a missa da manhã, os guardas ficaram a espreita para pegar o dito bandido, e de repente o dinheiro sumiu! Olharam para um lado e para o outro e nada, até que avistaram um vulto, e correram atrás, como eles gritavam e o pequeno dono do vulto negro,  continuava a correr, acabaram atirando pelas costas, quando viram que era uma criança, ficaram desesperados, e levaram o corpo para a fazenda, onde a mulher do coronel, que adotou o menino, falou que não o conhecia, então o corpo de João foi enterrado como indigente, mas os empregados da fazenda, começaram a cultuar João das Cruzes, levando a ele doces e brinquedos no tumulo.


No pós-morte, os espíritos de luz, tentaram levar João, contudo o menino já entendia a maldade do mundo, e como vingança, começou a perturbar a tal dona da fazenda que o maltratara demais, até que a levou a loucura, João então começou a assombrar a fazenda, e os criados, com muita reza e rituais, começaram a levá-lo a luz, mas até então o menino que se chamava João das Cruzes, ficou conhecido como Exú Mirim.

sábado, 8 de setembro de 2012

Sete Saias

Neta de escravos, Efigênia, viveu no inicio do século passado, no sul da Bahia, sua mãe casou-se com um mulato que trabalha na feira, levando balaios de compras.  Filha mais velha, se apaixonara ainda cedo por um jovem de pouca ambição,  casado, que  apenas a seduziu, e aos 10 anos de idade, ela perdeu a virgindade. Seu romance ficou escondido até as 12 anos, quando ela engravidou, e não tendo o que fazer, contou a sua família, que a colocou para fora, afinal, mesmo simples, o rapaz era de família influente, que abafou o caso.

Grávida, desolada, andou por toda cidade pedindo ajuda, mas ninguém quis abrir a porta, foi quando ela foi parar na casa de tolerância da cidade, e recebeu ajuda, contudo teve que vender seu corpo, quando seu filho nasceu, ela sem saber como criá-lo, o deixa na porta da igreja e fogiu para a capital. Chegando a cidade grande,   vai trabalhar como empregada na casa de uma família espanhola, onde se encantava ao ver as roupas típicas do flamenco, e aprendeu muito, pois os patrões eram pessoas de bem e a frente do seu tempo, ela fora contratada para limpar a casa e também cuidar do filho que a senhora espanhola esperava, mas a sorte faltou e ela perdeu o filho, como o casal havia tentado muitas vezes, sem sucesso, a patroa ficou muito triste, e decidiu voltar para a Espanha, seu marido ainda tinha alguns negócios, então ela ficou trabalhando durante algum tempo. 

Então Efigênia, tentou arrumar emprego em outros lugares, foi quando sem já ter saída,  ela procurou o cabaré para sobreviver, chegando lá a dona ao vê-la deu risada e perguntou, o que ela, uma menina tinha para chamar atenção dos homens, que sua casa era de luxo, e que apenas ser mulher não bastava, no mesmo momento Efigênia se lembrou do que via sua patroa ensaiar a dança espanhola, então com a coragem ela se apresentou, tocando castanholas, impressionada a dona do cabaré, pediu que ela se apresentasse uma vez, se desse certo ela seria contratada, e assim foi. Na primeira noite, ela dançou lindamente, e no final quando perguntaram o seu nome, ela disse, que se chamava Sete Saias. A partir desse momento, ela se apresentava toda noite, seu pensamento era juntar dinheiro para ir atrás de seu filho, contudo um dia durante uma confusão gerada pelo ciúmes de dois coronéis, ela é assassinada e ficou vagando durante anos, em busca de seu filho, sem se conformar com a morte, até que ela encontrou Exú Tranca Rua das Almas, que a ajudou a entender e buscar a luz.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Maria Molambo


Essa é uma entidade muito antiga, ela aparece em várias culturas, em momentos diferentes, são várias histórias sobre a Pombogira Maria Molambo, nas últimas semanas eu venho lendo e conversando com diversos médiuns que a recebem. Um ponto em comum é que ela teria sido uma escrava hebreu, no antigo Egito, e se chamava Haviva, e ainda criança fugiu para o sul.
Na França no final do reinado de Luiz XIV, onde era conhecida como Dame Lambeaux, Moça que veste trapo, e sua última encarnação foi como Maria Molambo, viveu no interior da Bahia no final do século 19, sua mãe vendia as filhas para uma casa de tolerância, porém ela conseguiu fugir, desesperada, e muito confusa, pois tinha diversas visões de suas encarnações passadas, chegou a uma casa onde recebeu a ajuda de uma senhora, que vinha a falecer sete meses e deixou a casa para ela, ainda aos 12 anos ela continuou tocando a pequena venda que a senhora havia deixado, contudo a sorte iria faltar, os herdeiros da senhora, chegaram a cidade e a colocaram no olho da rua, então ela foi viver na estrada, e em troca de dinheiro, ela oferecia seu corpo, e com isso contraiu diversas doenças, mas foi uma briga de bar que a matou, aos 17 anos faleceu.
"Quanto você vai ganhar um presente de Molambo, ela se apresenta através de sonho em forma de uma linda moça de pele branca, muito bem vestida".

Um ponto que chama minha atenção é que em todas as histórias, ela aparece como uma mulher feia, mas que chamava muita atenção dos homens e também tinha o dom de praguejar na vida das pessoas, o que a defendia das mulheres que sempre a perseguia. Ela gosta do vermelho, mas por baixo da linda saia que costuma usar, colocamos um saiote feito de morim de todas as cores, em seu assentamento colocamos terra de sete cidades.
Molambo é uma entidade muito séria, que nos guia das estradas, ela pode ser positivada ou negativada, os médiuns que trabalham com ela, tem muita sorte com dinheiro, contudo precisamos ter muito cuidado para invocá-la, principalmente para o amor, pois Maria Molambo nunca amou homem algum, e sempre debochar dos enamorados, através de suas muitas cantigas.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Hora de Virar o Jogo

Boa Noite Face,

Estamos nessa vida para evoluir como "pessoa", e Deus escolhe vários caminhos para isso, o problema é que sempre queremos ouvir do outro, o que queremos escutar, e assim nos colocamos no lugar de "coitadinho" que sempre
 é mais confortável. Para começar temos que dá o nome certo as coisas, assim:

Decepção = Experiência

Desemprego = Oportunidade

Traição= Crescimento Pessoal

Falsidade= Ajuste de relacionamento Interpessoal

Morte= Reflexão

Doença= Fé

Na vida, sempre temos escolhas, o problema é que preferimos na maioria das vezes, pensar no lado ruim, ao invés de direcionar nosso pensamento e nossas orações, para o que aquele obstáculo, pode contribuir para nossa evolução espiritual.

A vida pode parecer algo sem sentido, se olharmos apenas por um ângulo, cada situação boa ou ruim é como um grão de areia no imenso deserto de nossa existência. Faça um teste, olhe para os lados, além do seu umbigo, aposto que irá descobrir um mundo maravilhoso e cheio de oportunidades!

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

A arte da vida


   Viver é uma arte, alguém já disse isso, como uma linda tela, que pintamos lentamente sem pressa para terminar, mas não é por isso, que não vamos ser comprometidos com essa obra. Preste atenção, quando nascemos é como se Deus tivesse dado uma tela em branco, com alguns rabiscos, como um rascunho, nossos pais fazem a margem, e quando não os temos, é a própria vida que faz as primeiras marcas.
Na infância, colorimos o tempo todo, borramos, mas tem sempre alguém para nos ajudar a tentar apagar os erros. já na adolescência, não estamos nem aí, pintamos com cores fortes, ou simplesmente não pintamos, tudo para chamar a atenção, sem pensar que qualquer traço, mesmo que apagado, ainda deixa marca.
   Na idade adulta, começamos corrigir o que pintamos errado, e transformamos um pontinho torto em uma flor, ou em uma gota de chuva, nesse ponto, a tela da vida já está cheia, e então nos damos conta de que é preciso deixá-la bonita, aí vem uma enxurrada de emoções, é hora de fazer diferente, pois nos damos conta de tudo que temos e do que podemos ter, e mesmo que você tenha se espelhado ou tentado copiar o outro, a sua obra de arte será só sua, uma peça única, com suas complexidades, com seus traços grossos ou finos, com cores quentes e vibrantes ou então um grande borrão em preto em branco, mas lembre-se de uma coisa: Pense o que você desenha hoje na tela da sua vida, pois um dia você estará em uma exposição onde a peça principal, será a sua pintura, e ela será avaliada, e reavaliada pela uma critica muito exigente, chamada Velhice.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Vida não perdoa os "coitadinhos"

Se você está passando problema amoroso, e ele ou ela não te quer, não é chorando e se humilhando que vai resolver, levante a cabeça e mostre seu valor. O que você quer: Dó ou Amor?

Tá desempregado? Não é dormindo até tarde que o emprego vai vim...E a primeira coisa que você deve se perguntar é: O que eu gosto de fazer e o que eu sou bom em fa
zer?...Existe uma grande diferença entre os dois. Muitas vezes lutamos conta o nosso dom, não seja burro...Faça o que você gosta e sabe fazer, não tenha medo nem vergonha do trabalho.

É um problema de saúde?...A receita é buscar ajuda médica e muita fé, a ciência já provou que a oração tem um poder enorme de cura...Sei que não é fácil assim, mas sua cabeça,e a maneira que você se posiciona é fundamental para que você supere. Enfrente e deixe receber o carinho dos entes queridos e das pessoas que te ama.

Tá passando por conflito dentro da sua igreja ou centro?...Então sente, converse e resolva, não fique deixando que uma situação vire uma "bola de neve", a grande maioria dos problemas não resolvem-se por si só. Estamos lá para buscar a fé, Deus ou seja lá o que for, mas lidamos com pessoas, e é importante separar as coisas.

Não sabe que caminho seguir???


Existem duas formas de viver essa vida, ou você a domina ou será dominado, ficar na posição de coitadinho, ou em cima do muro, não te trará sucesso, status ou felicidade. As oportunidades são as mesmas para todos, o que acontece é que alguns tem coragem e outros não...Mas um fato é que, os "Coitadinhos" sempre ficam no fim da fila, na zona de conforto, e os "Superadores", mesmo que tenham levado mais "porrada da vida", sempre estarão a frente, guiando e sendo um exemplo!

Pense nisso.

Babá Diego de Odé

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Rosa Menina



Para começar essa semana, vamos falar de Rosa Menina.

História
Viveu por volta de 1860, no interior da Bahia, filha de bastarda de um português e de uma negra, foi criada a margem da já vazia senzala, com o falecimento do seu pai quando ela tinha nove anos, foi colocada pelos irmãos mais velhos para fora da propriedade, e sem meios de se sustentar acabou sendo jogada em um cabaré e lá aprendeu cedo à vida foi violentada, humilhada e aos 13 anos já tinha experiência de mulher vivida, mas um fato em especial iria mudar sua vida, perto de fazer 13 anos seu irmão mais velho foi à taberna onde ela trabalhava e pagou uma quantia maior apenas para tê-la e ela foi obrigada a dormir com ele, que a violentou de todas as formas, triste e sem rumo ela decide então se vingar dele e de todos os homens que havia a machucado, pegou um punhal de ponta e matou por trás um a um, e deixou em cima de cada cadáver uma rosa menina de jardim, essas rosas que tanto a fascinava na infância, que lhe foi tirada, após matar o sétimo que foi seu irmão, ela se jogou da ponte principal da cidade, e ficou ali jogada por muito tempo até que a achasse, ficando assim conhecida como Rosa Menina.
Pós-morte
Rosa, pelas mortes que carregava, foi trabalhar no mundo espiritual, presa a bebida e a vingança ainda é presa ao material, e hoje vem ajudar aqueles que sofrem como ela.

Presente para Rosa Menina
Sete Rosas de jardim
Sete Punhais de ponta
Sete Moedas cobrem
Sete Tipos de bebida
Uma Caneca de barro
Um Pedaço de pano vermelho florido
Sete Velas vermelhas
Um Litro de mel

Em um jardim, as 3h00 da manhã, forre o chão com o pano florido, e em volta acendas as velas invocando Rosa menina, em volta coloque as rosas e os punhais formando um circulo, abra as bebidas e adoce cada uma com um pouco de mel, depois coloque na caneca um pouco de cada uma e chame por ela.